Landi em Minha Vida: Maria Auxiliadora

Morei na Cidade Velha dos três aos treze anos de idade, entre o começo dos anos 60 ao de 1970, na primeira casa onde começava o Beco do Carmo (tempos em que moravam famílias de classe média), em frente ao Colégio do Carmo e o Paissandú (regata). Minha família, de origem católica, direcionou-me para os estudos de catecismo que fiz tanto na Igreja do Carmo (aliás, não saía de lá) e Igreja da Sé, onde fiz a primeira comunhão. Logo depois, recebi a crisma na Igreja de Santo Alexandre. Minha infância toda foi naquelas ruelas da Cidade Velha, onde tinha muitos amigos, brincava tanto na Praça do Carmo como na Praça da Sé e na Praça do Relógio (D. Pedro II). Naquela época, podia-se fazer isso sem medos, nossas mães eram mais tranquilas.

São muitas histórias, principalmente relacionadas à Igreja do Carmo. Os padres nos contavam coisas que haviam acontecido na época da construção da igreja, mostraram marcas de sangue nas paredes que sobrevivem há séculos. Para nós, crianças, aquilo era quase um terror, muitas vezes ia dormir com as lembranças das histórias do passado que envolviam a fundação de Belém e as construções dessas igrejas, e o resultado eram pesadelos logo esquecidos ao encontrar os amigos na “pracinha”, como chamávamos.

Meu pai trabalhava com o dono de um daqueles portos (não me lembro mais do nome), e quando filmaram “Um Dia Qualquer“, de Líbero Luxardo, ele aparecia andando no trapiche. Assisti pela primeira vez esse filme no Colégio do Carmo, com minha família e alguns amigos, bem como com a família do Sr. Sardo Leão, dono do tal Porto. Como falei, tem muita coisa (detalhes) pra contar, mas acho que isso já dá uma idéia de minha relação com a Cidade Velha, não é?

(Maria Auxiliadora Farias Pena Pereira)

1 comentário
  1. Domingos Oliveira disse:

    Se acharem interessante, coloquem um link para meu blog http://ornamentoarquitetonico.blogspot.com/.
    Obrigado.
    PS. aproveito para pedir que corrijam a palavra “enceramento” para “encerramento” no texto de apresentação do blog.

Deixe um comentário

