Hoje é dia de Auto do Círio!

Chegou a época tão esperada por todos os paraenses! Nazica pede passagem para desfilar pelas ruas de Belém e a festa começa pela Cidade Velha, como de hábito, com a encenação do Auto do Círio 2011, cujo tema este ano será “Pavilhão de flora: o teatro e suas manifestações populares”. A concentração será na Praça do Carmo, bem em frente à sede do Fórum Landi, a partir das 19h.

O Complexo Arquitetônico de Nazaré, em Belém, unido à Basílica e ao arraial da Santa, nesta época do Círio, é como se fosse o coração da cidade. Hoje, o espaço é cheio de luzes, envolto por prédios e por um trânsito intenso. Mas nem sempre foi assim. No início do século XX, o cenário era outro. A floresta predominava e, no mês de outubro, o espaço era palco para inúmeras manifestações populares em homenagem à padroeira dos paraenses. Nesta sexta-feira, dia 7, quem comparecer à Cidade Velha para acompanhar o tradicional Auto do Círio será transportado à Praça Santuário  do século passado (Fonte: UFPA)

Dirigido por Beto Benone, professor da Escola de Teatro e Dança da Universidade Federal do Pará (ETDUFPA), o cenário será formado por quatro estações: música, teatro, cultura popular e dança, O ápice da festa, como de costume, será uma grande apoteose carnavalesca.

Ano passado, 15 mil pessoas participaram. Para este ano, as expectativas são maiores. Motivos para tanto, o público terá. Afora o Auto em si, o cortejo terá ainda a Escola de Samba Quem São Eles, da Praça do Carmo até a Igreja da Sé. No palco, atrações como a Orquestra de Violoncelistas da Escola de Música da UFPA (EMUFPA), o músico Salomão Habib e os cantores Dominguinhos do Estácio, Reginaldo Viana, Iva Rote, Artur Nogueira e o grupo Meio Dia da Imperatriz.

A segunda estação é a do teatro, em frente à Igreja de Santo Alexandre, onde é feita a coroação da Virgem Maria, um dos momentos mais emocionantes do espetáculo. A terceira estação será no palco armado na Praça São Pedro, dedicado à cultura popular, a qual contará com a apresentação de grupos de dança que vão do balé clássico ao parafolclórico. A quarta estação é a da apoteose e ocorrerá em frente ao Palácio Antônio Lemos, onde todos os artistas se reunirão para sambar ao som da Escola Bole-Bole. (UFPA)

Esperamos todos por lá! Lembrem-se do que disse Nietzsche: não dá para se acreditar em um Deus que não saiba dançar. O que dizer de um Filho que não chama Sua Santa Mãezinha para a dança? Vamos bailar com Nazica, pois! Um feliz Círio a todos!

Serviço:
Auto do Círio 2011
Data: 07/10/2011
Concentração: Praça do Carmo
Hora de saída do Cortejo: 19h

Anúncios
1 comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: