A César o que é de César

O post do Prof. Flávio Nassar acerca do prefeito Duciomar Costa ter aproveitado a festa do Círio para se auto-promover, carregando a imagem de Nossa Senhora de Nazaré nos braços, causou polêmica na rede.

Não à toa. Segundo o artigo 19, I, de nossa Constituição, o Estado é laico e nada deve ter a ver com religião que seja. Corroborando o princípio, o professor de Ciências Sociais da Faculdade de Ciências Sociais do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Universidade Federal do Pará, Emanuel Matos, explica que, do ponto de vista teológico, tampouco existe embasamento para atrelar politicagem à religiosidade:

“Por razões dos laços que ainda existem entre os poderes religiosos e civis, no entanto, como a ajuda do poder público a certos eventos religiosos, isso acaba sendo aceito de forma constrangedora. Além de contribuir com dinheiro público, é claro”, afirmou Matos, que também apresenta o programa “Sal da Terra”, na TV Nazaré, e escreve ocasionalmente em seu blog Arca XXI.

Aproveitando o gancho do post, Matos é sistemático ao responder a pergunta lançada pelo Prof. Nassar (Em qual fundamento Cristão é exemplar o governo de Duciomar Costa?): “Existe um apenas: dai a César o que é de César. O que significa não dar nada. No caso do Dudu, isso é mais verdadeiro ainda, por não existir fundamento nenhum em seu governo. Não que eu veja, pelo menos”.

Fato é que, se políticos fazem tanta questão de aparecer nas fotos como papagaios de pirata de Nazica, por outra razão não seria senão pelo inegável impacto que suas imagens associadas à da padroeira podem causar nos eleitores. O Círio, no entanto, é do povo e, como é sabido, a voz do povo é a voz de Deus.

Na ausência do Todo Poderoso, porém, fechamos com um autêntico representante do povo paraense, o jornalista e escritor Raymundo Mário Sobral: “É o cúmulo dos cúmulos da apelação: o notório santo de pau oco Duciomar Costa carregar a Santinha no Círio só pode ser coisa de santo sacana que receberá sua graça no dia de são nunca”.

Não caiam nessa, devotos de Nazica.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: