Panorama de Belém, por Righini, em leilão

No dia 07 de dezembro, a galeria britânica Bonhams Knightsbridge irá leiloar uma obra que, para começo de conversa, não devia ter saído do Estado do Pará: trata-se de “Panorama of Belém do Pará“, do italiano de Giuseppe Leone Righini (1820-1884), falecido em nossa capital.

Seu primeiro trabalho no Brasil data de 1856, quando ele se estabeleceu em São Luis do Maranhão, vindo a passar três décadas no país, entre São Luis, Salvador e Belém – esta, cidade em que veio a falecer, em 1884. Righini provavelmente foi o primeiro artista estrangeiro a pintar paisagens do norte do Brasil.

O Fórum Landi tomou a dianteira da situação e resolveu unir forças na tentativa de trazer de volta a obra para Belém e, para tanto, lançará uma campanha de arrecadação de fundos visando o arremate de “Panorama of Belém do Pará”, ainda sem valor divulgado. A obra “Panorama de São Luis do Maranhão”, também de Righini, foi arrematada por R$ 360 mil em 2008, para se ter uma idéia.

Certo é que a obra merece voltar para nossa cidade. Caso tenhamos sucesso na empreitada, a obra ficará exposta e sob a curadoria do Fórum Landi, aberto ao público. Caso contrário, as doações serão devolvidas aos respectivos doadores ou, ainda, estes em conjunto poderão decidir a qual outro fim será destinado o valor total arrecadado.

Em breve, daremos mais notícias sobre como proceder com as doações. Juntos, podemos trazer mais um Righini para Belém!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: