Landi em Minha Vida: Felipe Cruz

A Cidade Velha é a relação que tive com Belém antes de conhecer Belém, quando ainda era turista na cidade. Foi antes de saber o nome das ruas ou de pegar ônibus ou de reclamar insistentemente do calor. Foi quando eu e Belém éramos mais amigos.

Hoje, quando ainda pego um ônibus que passe ao lado da Igreja da Sé, ou quando estou na Praça do Carmo, ou quando ainda insisto em fazer o trajeto do Feliz Lusitânia, reencontro-me com um tempo em que morar em Belém era sonho adolescente, não rotina adulta.

Ruas estreitas (minha impressão é que cidades sempre começam com ruas estreitas), tetos muito, muito altos, paredes tão grossas que eu imaginava poder deitar nas janelas e ler a tarde toda – tudo era parte dos planos que eu viria a fazer quando morasse aqui, tudo era uma expectativa do que ainda estava por vir; algo como o nervosismo antes do pulo ou a excitação trêmula que precede a verdadeira novidade.

Pensando na Cidade Velha, fico achando engraçado que algo tão representativo do passado tenha sido tão importante pra que eu começasse a construir meu ideal de futuro. Nos meus 16 ou 17 anos, andando com os amigos que se mudariam junto comigo pra Belém (éramos ainda os filhos recém-nascidos de uma cidade pequena), dispensávamos guias turísticos e pesquisas históricas porque queríamos, com muita sede, com muito ímpeto, já que aquilo passasse a ser, antes de tudo, nossa história, nosso ano zero da vida depois da escola.

Hoje, acho, a Cidade Velha já é parte do meu passado (o que é um jeito definitivo de ser parte do futuro), aqueles sentimentos, infelizmente, também. Mas revisitá-los de vez em quando, ou pelo menos sempre que necessário, é uma possibilidade que sempre me fará ser grato pela permanência daquelas construções, daquele começo de cidade, daquela construção de começo de possibilidades.

É, é isso. A Cidade Velha, pra mim, é um longo abraço na memória que eu tenho de futuro.

[Felipe Cruz]

Deixe um comentário

