Belém tem seu Momento Itália-Brasil

A ópera L´Orfeo de Monteverdi será regida pelo francês Philippe Forget (Foto: Marivaldo Pascoal)

Ao longo de 2011, cidades brasileiras organizaram programações pra celebrar as relações culturais e comerciais entre dois países cujo flerte vem de longa data: o Momento Itália-Brasil. Pois bem. Tendo um italiano como responsável por nossas mais belas paisagens [o arquiteto Antonio Landi, por supuesto], Belém não podia ficar de fora da festa, que chega pelas plagas de cá nos próximos dias 7 e 8 de dezembro, com a apresentação gratuita da ópera L’Orfeo [dentro da programação do 38º Enarte] e a inauguração da nova Casa Rosada.

O criador Lenzini e sua criação: parla!

A apresentação da Ópera L’Orfeo, que acontece no dia 07/12, quarta, a partir das 20h, no Theatro da Paz, com entrada franca, será regida pelo francês Philippe Forget. Alunos da Escola de Teatro e Dança (ETDUFPA) e da Escola de Música da Universidade (EMUFPA) participarão do espetáculo. A Ópera L’Orfeo é uma criação do italiano Claudio Monteverdi e retrata o mito de Orfeu, personagem grego que tentou resgatar sua amada Eurídice do Tártaro, o inferno grego.

No dia 08/12, quinta-feira, por sua vez, a partir das 11h, acontece a tão aguardada inauguração da Sala Bolonha, da Casa Rosada [esquina da Rua Siqueira Mendes com a Tv. Félix Rocque, CV], recentemente adornada pelos pintores italianos Pietro Lenzini e Giorgio Driolli, com elementos da fauna e flora amazônicas e os traços característicos da arquitetura landiana. A inauguração contará com a ilustre presença de Gherardo La Francesca, Embaixador da Itália no Brasil.

Além de Belém, as cidades do Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, Salvador e Brasília sediaram programações do “Momento Itália-Brasil”. A programação de Belém é uma parceria da Embaixada da Itália no Brasil e da UFPA, por meio do Fórum Landi.

“O trabalho contínuo de evidenciar a presença, influência e importância de Antônio Landi na história e na arquitetura de Belém têm nos aproximado da Itália a ponto de sermos convidados pela embaixada pra participar da programação nacional”, vangloria-se Flávio Nassar, Pró-Reitor de Relações Internacionais da UFPA (PROINTER) e coordenador do Fórum Landi.

Pra saber mais sobre o Momento Itália-Brasil, clica aqui.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: